domingo, 5 de janeiro de 2014

Fotografia...

No ano passado eu me inscrevi em um curso de fotografia! Foi uma das coisas que eu mais gostei de fazer no ano passado. Mesmo não tendo pretensões de virar fotógrafa (mas nunca se sabe, não é mesmo?), foi uma realização pessoal.

O curso foi básico, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade da minha cidade. Instituição que a nossa primeira dama organiza. Sendo politicamente sincera, eu não simpatizo com o nosso prefeito, porém reconheço que o Centro de Capacitação faz um excelente trabalho. Outros cursos de lá estão na minha lista, mas vou com calma, pois não se "afobar" com as coisas será uma das minhas metas para esse ano. Devagar e sempre 

No curso nós aprendemos como usar algumas funções da máquina e como melhorar fotos, usar o ISO, Obturador, como tirar fotos a noite sem flash, coisas assim, tudo muito técnico. Mas a lição mesmo que ficou, foi que não devemos ter medo de arriscar, tentar ângulos, luzes, cenários, ou seja, usar toda nossa criatividade possível. E que no começo a gente erra mesmo, mas a máxima "é errando que se aprende" é verdadeira!

Isso foi um desafio pra mim, pois sou daquelas que quer acertar de primeira, sabe? Aquele perfeccionismo que atrapalha e inquieta a vida da gente. Daí eu percebi que eu fui me esquecendo de usar essa parte teórica algumas vezes e que eu vou fotografando com o olhar e o coração. Poucas foram as vezes que eu me lembrei de mudar o ISO da foto, por exemplo. Mas isso requer apenas um "treinamento da mente" e eu vou me policiar melhor!

Por isso que decidi esse ano 'brincar" de fotógrafa e vou fotografar bastante, captando o momento com os recursos que tenho e usando o que aprendi. Nada profissional, só brincando mesmo! Mas usando mais a minha expressão e visão artística. Aquele "toque" pessoal que a fotografia exige, sabe? Elas vão estar na Tag "Fotografia" e quem sabe ainda eu não começo um "cofrinho" para uma máquina profissional?

Guardando todas as moedinhas em 3, 2, 1...

Ah, e a coisa mais legal do curso, além das amizades que eu fiz, foi que algumas fotos foram escolhidas para se tornarem cartão postal da nossa cidade. Teve evento e tudo mais. Coisa que deixou a gente orgulhosa do nosso trabalho, mesmo que tenha sido amador.

Sr. Prefeito, Primeira Dama e eu...

Cartão Postal - Conservatório Musical de Itatiba

E vamos fotografar a vida!!!
Uma ótima semana para todos.

27 comentários:

  1. Linda sua foto, parabéns! Um ótimo projeto! Bjs doces!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Elza pelo curso e pelo reconhecimento!!!!
    Que vc tenha um ano de 2014 abençoado por Deus!
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Oiê...me identifiquei muuuuuito com esse post. Primeiro porque amo fotografar...assim por prazer de registrar o momento mesmo... e também porque preciso dar um passo de cada vez...e como vc tenho isso como meta em 2014! Sou tão impulsiva! Ligada no 220 mesmo! Mas lá vamos nós! Registrando a vida e aprendendo sempre! Sucesso amiga!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elza,
    Vim te desejar um Ano de muita criatividade, amizades e carinho!
    Muita saúde e paz!
    Feliz 2014 e parabéns!
    Bjnhs no ♥

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua foto Elza, tenho muita vontade de fazer um curso de fotografia. Parabéns!!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  6. Fazer um curso de fotografia parece muito amável! Adoraria fazer um também!!

    ResponderExcluir
  7. Que chique, hein! hahaha
    Lembro muito bem do dia em que você postou sobre o curso de fotografia. Passou rapidinho, né?
    Acho que você leva o maior jeito para fotógrafa. Quando vejo as fotos que você faz, principalmente dos meninos, acho muito bacana.
    Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. OI Elza, Parabéns é muito legal né ano passado eu fiz 3 aulinhas tb, infelizmente a escola era longe de casa e a rua era perigosa para eu sair a noite, acabei desistindo, mas esta nos meus planos fazer um curso de fotografia, mas não este ano.

    Adorei a ideia de virar cartão postal

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. ai que legal. Parabéns pelo aprendizado e reconhecimento :)

    ResponderExcluir
  10. parabenws querida eu tabém me policio muito também ..tento melhorar a cada dia aqui papai é fotografo e me dá as dicas ..eu também quero fazer um curso assim parabens feliz 2014 bjokas doces

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, fiquei até animada para fazer um curso de fotografia tb, adoro foto mas não sei a técnica. Quem sabe esse ano....

    Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  12. Oi Elza!
    Que bacana, parebéns pelo curso e pela foto escolhida. Acho suas fotos maravilhosas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Que coisa boa o curso de fotografia.
    Fiz por aqui também.

    Suas fotos estão lindas. Vejo aqui no blog, no face, no Instagram.

    Você está de parabéns.

    Feliz e abençoado 2014 pra você.

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  14. Olá Elza, na minha faculdade tenho uma disciplina que é de fotografia, fiz no semestre passado. Eu confesso que eu também preciso me policiar mais em relação a usar os termos que aprendi.. hehe :)
    Parabéns Elza! E não se esqueça de compartilhar com a gente as suas fotos :) Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Elza,parabéns por sua conquista! Bjsss.

    ResponderExcluir
  16. Que gostoso Elza!! Fazer cursos que nos dão prazer é tão bom né! ainda mais de fotografia, que acaba criando a memória "fotográfica"de nossa história, de nossa vida!! Parabéns pela foto vencedora!! Beijos e boas fotos!
    PS. O ISO é algo que abandonei na fotografia, deixo para a camera decidir, eu altero bastante a velocidade do obturador e abertura do diafragma só hehehehe

    ResponderExcluir
  17. Te acompanho no Instagram e amo suas fotografias. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  18. Oi elza
    Parabéns por sua foto ter sido a escolhida. estes eventos e cursos não acontecem por aqui se acontecesse bem que eu gostaria de participar.
    (desculpe-me estou com um probleminha no teclado do note)
    Tenha uma ótima terça-feira.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  19. Ai que legal. Também queria fazer um curso desses, aliás, precisoooo melhorar minha fotos no blog kkkkk. Que tal fazer um post ensinando algumas técnicas básicas pra blogueiras que moram no fim do mundo e não tem como fazer esse curso como eu??? hein, hein? rsrsrs Fica registrado o pedido rsrsrs
    Bjs
    www.deccorebba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Elza que legal! Queremos ver as suas fotos viu?
    Feliz 2014

    ResponderExcluir
  21. Que bacana esse reconhecimento, a foto está linda parabéns. bjs

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha amiga! Eu adoro fotografia e tenho muita vontade de fazer um curso. Parabéns!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  23. Elza sua linda!!!! Obrigada por mesmo sem tempo sobrando, procurar a postagem sobre o pão recheado!!! Vc não existe!!!!! Obrigada mesmo!!!!! Ah e pelo que vi teremos fotos ainda mais lindas agora hein!!!! Parabéns!!!! bjo

    ResponderExcluir
  24. Oi Elza
    Muito obrigada viu...Gostei muito do seu recadinho.Passo sempre por aqui.
    bjos

    ResponderExcluir
  25. Oi Elza
    Amei seu recadinho viu.To sempre aqui.
    bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi flor, achei muito linda a sua foto, merece mesmo virar cartão postal.
    Deixa eu te fazer uma pergunta, que máquina vc usa? Profissional ou Semi?
    Estou guardando dindim para investir em uma, mas ainda não me decidi em qual. Tem umas que o preço está pela hora da morte. hahahaha
    Beijos
    Ki
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  27. Então essas fotos lindas que tu tens tirado não são com máquina profissional?! Pasmem. Muito boas!
    Sou frustrada por ainda não ter conseguido fazer um curso. Sempre fui apaixonada por fotografias.
    Tens talento, Elza. E o fundamental: tens sensibilidade.

    bjs

    ResponderExcluir